Esse vídeo é uma bela homenagem postado por  Tania Pacheco no blog Combate ao Racismo Ambiental, blog que faz uma ampla discussão em prol dos direitos étnicos. Deixo aqui as palavras dela:

“Pra quem não sabe, o nome da música é “Carranca que chora”, de Geraldo Azevedo e Capinam, cantada por Geraldo e Maria Bethânia. O DVD Salve São Francisco, também dele, junta gentes e cidades, cantos e imagens, mistérios e lembranças. Do vapor de Pirapora, de 1913, recuperado e queimando “lenha reflorestada”, às canoas e ao comentário de que, agora, é o mar que adentra o São Francisco…

Não conheço o “velho Chico” e, segundo amigos e amigas de luta, provavelmente não conhecerei. Mas isso não me impede de brigar e de chorar por ele (como acabo de fazer, na emoção de ver pela primeira vez o DVD, belo presente que chegou de suas margens, numa caixa repleta de surpresas).

Também não conheço Brejo dos Crioulos, o Verde Grande, a Lapinha, os Xakriabá, Gurutuba, os Vazanteiros e, finalmente, Pau Preto. “Vazanteiro e quilombola unido jamais será vencido!” – está no grito filmado, fincando na marra a marca da RDS… Mas, subindo do norte de Minas tantas e tantos outros que nascem e lutam às suas margens, nesse caminho que sempre me perturbou por “contrariar a gravidade” da imagem que nos impuseram do País e do planeta, sigo com eles… Na imaginação e no sentimento… Nas imagens e no som que agora empresto do Youtube… Na luta, na vida, na indignação e na esperança… que é disso que se alimenta este Blog!”

Visitem seu blog: Combate ao Racismo Ambiental

Luciano Dayrell

Anúncios